Silvers - conheça essas joias!
|
Gato prateado. Nossa. Será que existe?
Sim, eles existem. E são lindíssimos. Imagine um gato, um persa, talvez. Só que com olhos verdes (ao contrário dos persas de outras cores, que apresentam olhos bem cobres), a carinha não tão afundada como o de um persa. Mas com uma pelagem exuberante, onde as pontinhas de cada pêlo são prateadas, enquanto toda a parte interna da densa e abundante pelagem é de um branco alvo. Sua aparência lembra uma nuvem de chuva num dia quente de verão. As bordas do nariz rosado e o contorno dos olhos verdes são delineados de preto, dando ainda mais destaque à beleza da cor e da pelagem desses gatos. Lindos, não?
|
Seu temperamento também é maravilhoso. Obediente, dócil, extremamente inteligente, muito limpos e disciplinados; pouco mais ativos que os persas, são excelentes amigos e companheiros. A convivência com esses gatos é fascinante, não só pela beleza, pelo fascínio e profundidade dos seus olhos, mas porque se expressam através deles.
Existem vários tipos de Silvers: os Silvers Chinchilas, onde a parte prateada é muito pequena; frequentemente temos a impressão de que trata-se de um gato branco; Os Silvers Shadeds, que possuem maior quantidade de prata em sua pelagem (por volta de 25%), lembrando realmente uma nuvem de chuva; os Silvers Tabbies, que são gatos prateados com listras como as de um tigre: esses podem apresentar olhos verdes ou cobres, dependendo de seus pais e avós.
|
Há outras cores de Silvers também, como os Blue Chinchilas/Shadeds (onde há coloração prata, observamos azul), os Cream Chinchilas/Shadeds (coloração creme), Tortie Chinchilas/Shadeds (trata-se de uma cor chamada "Escama de Tartaruga" no persa: uma mistura de preto, creme, vermelho e azul, mas essas cores aparecem somente nas pontas da pelagem, distribuídas pelo corpo, no caso dos Silvers); entre outras.
|
O que torna esse gato tão diferente em relação à sua cor é um gene denominado "inibidor branco", que impede o aparecimento da coloração do gato em toda a extensão de cada pêlo, observando-se a cor somente no manto da pelagem.
Todas as cores podem ou não virem acompanhadas das marcas Tabby (tigrados, como o filhote Blue Shaded Tabby da foto abaixo).
|
Essa variedade é bastante difícil de ser encontrada; poucos criadores nacionais interessam-se por ela pelo fato de que o mesmo gene que inibe a cor da pelagem também faz com que o gato tenha o nariz mais baixo, além da dificuldade de manter-se a coloração verde nos olhos, o que dificulta que esses felinos cheguem às finais nos Campeonatos Internacionais de Julgamento como um Persa o faria com muito mais facilidade, apesar dessa variedade pertencer a uma classificação de linhagem de gatos bastante pura, nobre e rara.
|
Portanto, um bom Silver é um felino de exuberante beleza, que tem "carinha de gato", sem ser "bicudo", como os gatos que observamos em nossa vizinhança.
Os primeiros Silvers surgiram por volta de 1880 na Inglaterra, sendo originado de trabalhos genéticos entre os Tabbies (gatos tigrados) prateados e os Esfumaçados azuis; mas o gato do século passado era muito mais escuro que os Silvers atuais.
Sua origem é bastante interessante, e fundamentada num trabalho realizado por pessoas que pertenciam à Burguesia; essas pessoas os amavam muito, e podemos sentir essa nobreza e esse amor original nos Silvers atuais.
Conheça sua história completa nos sites:
http://oshambhala.dreamcats.com/articles.htm
http://www.geocities.com/Heartland/Prairie/3000/Bock-index.html
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
Christopher Bock, L.A. & Martha Wise, S.F., USA
Oshambhala Cattery
http://oshambhala.dreamcats.com
E-mail: SilverGolden-Owner@onelist.com
Esta página é de responsabilidade de ELAINE JORDÃO.
Proprietária do GATIL BLAZE STAR.
Fone: (11)5585-1836 - info@blazestar.com.br - http://www.blazestar.com.br.
|