Gatos - Introdução
|
Felinos. Eles sempre encantaram a Humanidade pela sua beleza, elegância, seu olhar profundo e sua independência.
Muitas pessoas acreditam que, pelo fato de serem tão comuns quanto os cães, suas necessidades e cuidados são os mesmos. Grande engano. Os cães são originários dos lobos, enquanto os gatos são descendentes dos grandes felinos selvagens.
|
Amados e odiados através dos séculos, eles faziam parte dos cultos aos deuses Egípcios, e também por toda a Europa e Oriente (e posteriormente, no mundo todo) onde eram idolatrados como tal.
Séculos depois, foram perseguidos pela Igreja Católica na Europa do século XII a XVII, onde eram brutalmente perseguidos e queimados vivos em praças públicas juntamente com as bruxas, ou pobres senhoras solitárias que tinham um gato (geralmente, negro) como seu único companheiro.
|
Sempre vítimas de extremos, o ódio deu lugar à admiração, e passaram a fazer parte (ou foram fontes de inspiração) de grandes Obras Literárias consagradas mundialmente.
Assim, muitos mitos cercam a História dos gatos através dos séculos; mas, na realidade, apesar de ainda hoje terem-no como traiçoeiros e amantes da casa, eles são extremamente sensíveis e dóceis, apegados aos donos, e tão fiéis quanto os cães, principalmente se forem bem tratados e respeitados.
|
Extremamente inteligentes e sensíveis, a convivência com um gato é, antes de tudo, uma relação sublime, de amizade, respeito e amor mútuos, chegando, muitas vezes, a nos surpreender em diversas situações.
Seu temperamento varia dependendo da raça. Gatos de pêlo curto (siameses, orientais, abissínios, etc.), de modo geral, são mais independentes, temperamentais, e ativos; adoram um passeio pela rua. Gatos de pêlo longo (persas, himalaios) são mais calmos, raramente miam, são muito carinhosos e adoram a companhia de seus donos.
|
Mas... qual a melhor maneira de tratá-los, quais suas principais necessidades, como mantê-los saudáveis e felizes?
Sua alimentação deve ser bem balanceada, o que evita alguns problemas que podem levar o gato à morte, como a Síndrome Urológica Felina, muito comum em machos. Gatos com problemas de obesidade ou de saúde devem ser alimentados com rações específicas, indicadas pelo veterinário.
|
Os felinos, apesar de serem extremamente limpos, e ao contrário do que se pensa, podem tomar banho. É aconselhável escova-los periodicamente, para promover a oxigenação da pele e evitar nós na pelagem; além de ser um momento de carinho para eles.
|
Seus brinquedos preferidos são bolinhas de tênis de mesa, de papel, de lã, fios pendurados (deve-se ter o cuidado de não utilizar fios com os quais eles possam se enrolar e se enforcar, como fios de pesca, fios muito resistentes, barbantes finos, etc.).
O tempo de vida de um gato doméstico pode chegar a 20 anos ou mais. Alimentação adequada, vacinação em dia e ser tratado com muito carinho são fundamentais para isso.
|
Esta página é de responsabilidade de ELAINE JORDÃO.
Proprietária do GATIL BLAZE STAR.
Fone: (11)5585-1836 - info@blazestar.com.br - http://www.blazestar.com.br.
|