O Braco Alemão de Pelo Curto também é conhecido como Pointer Alemão ou Kurzhaar.
A raça foi desenvolvida na Alemanha desde o século XVII por criadores que buscavam um cão que pudesse ser usado em diversos tipos de caçadas, tanto a animais de penas como de pêlo, fosse hábil apontador e, principalmente, rápido. Para desenvolver um cão com essas habilidades, os primeiros criadores utilizaram os pointers espanhóis, Foxhound - de quem herdou a velocidade - e Bloodhound, cuja herança foi o faro invejável. Segundo outras fontes, o Braco Alemão foi desenvolvido a partir de cruzamentos do Braco Italiano e de cães caçadores espanhóis.
De aparência elegante, tamanho menor e mais veloz do que o do Pointer Inglês, este versátil caçador foi levado para os EUA apenas na década de 1920, e logo tornou-se muito popular sendo apreciado pelos caçadores por sua resistência e energia.
Extremamente hábil na caça de patos, gansos e faisões, pode ser usado também na caça a animais de pelo e atua bem tanto na terra quanto na água. É um cão que foi desenvolvido para caçar perto do dono de quem espera os sinais para "levantar" a caça e trazê-la intacta. No Brasil, em função das restrições à caça na maioria dos estados, com exceção do Rio Grande do Sul, ainda é pouco conhecido.
PERSONALIDADE
Além de suas habilidades como cão de caça, o Braco Alemão é extremamente afetuoso, inteligente e obediente o que fez com que ganhasse destaque também como um animal de estimação. Talvez por isso, seja frequentemente descrito como possuidor de um grande 'senso de humor'.
É um cão de porte médio, e pode viver em apartamentos desde que seus donos possam proporcionar rotineiras sessões de exercícios e caminhadas para que tenham um desenvolvimento físico e muscular adequado. Sua energia e agilidade, o recomendam como companheiro de passeios de bicicleta ou mesmo cooper. Suas qualidades fazem dele um excelente praticamente de esportes como o agility, que aliam à resistência, grandes doses de agilidade e velocidade.
Sua pelagem curta exige poucos cuidados por parte dos donos, sendo necessária apenas escovação para manter seu brilho natural e evitar o acúmulo de pelos mortos.
Apesar de ser um cão extremamente afetuoso, é também bastante independente, não exigindo a presença constante do dono. No entanto, como praticamente todas as raças, não é um cão que deva ser deixado sozinho por longos períodos.
Por sua natureza sempre alerta, é um cão de alarme bastante eficiente, apesar disso não se caracteriza como cão de guarda.
São cães que convivem bem com outros cães e com crianças, a quem vão seguir e acompanhar em qualquer que seja a brincadeira. Por serem sólidos e muito fortes, conseguem agüentar bem mesmo as brincadeiras mais fortes das crianças.
OS FILHOTES
Assim como os dálmatas, os Bracos nascem brancos e apenas nas partes sólidas (como a cabeça) a coloração é perceptível. A coloração vai sendo definida a partir dos 10 dias, quando a pigmentação vai se completando.
Os filhotes são absolutamente incansáveis e adoram brincadeiras. Justamente por terem grande energia podem ser "arteiros" e precisam desde cedo que o dono imponha seus limites. Aulas de obediência são recomendadas, para que o proprietário tenha real domínio sobre o cão.
O instinto caçador do Braco Alemão é bastante forte. Assim, pode-se notar mesmo jovens, que durante as brincadeiras, os filhotes já são capazes de "apontar" a caça. Aprende com facilidade os hábitos de higiene e com uma energia invejável são capazes de passar horas às voltas com as brincadeiras, especialmente aquelas que "simulam" a atividade de caça, como correr atrás de objetos.
Para aqueles que pretendem utilizar suas qualidades para caça, recomenda-se um treinamento específico, uma vez que é necessário que haja um "timing" perfeito com o caçador.
PROBLEMAS COMUNS À RAÇA
O Braco Alemão é um cão rústico que tem poucos problemas de saúde.
Deve-se observar a alimentação dos cães, especialmente aqueles que não tem um alto nível de atividade para que não se tornem obesos.
Outro cuidado bastante importante é quanto ao piso, que não deve ser liso, o que pode causar um problema de angulação das patas chamado "jarretes de vaca". O ideal é que o piso seja áspero de cimento ou pedra para que o cão tenha firmeza ao andar.
Para cães que vivem em campos deve-se observar constantemente a presença dos carrapatos que podem transmitir diversas e graves doenças, chegando até mesmo a matar os animais por causa de hemorragias e mesmo anemias.
Esta página é de responsabilidade de
Mariana Saliola
Proprietária do CANIL DO BALACO BRACO
Tel.: (011)9126-0275
balaco@bracoalemao.com.br
http://www.bracoalemao.com.br/