FRANÇA
Na França, o mercado de alimentação e acessórios cresceu 10,8% nos últimos treis anos, alcançando vendas superiores a EUR 2,7 bilhões em 2001. Os alimentos caninos representam EUR 1,1 bilhões dessas vendas (Pet Foods And Accessories in France - Euromonitor, 2002)
Os hipermercados e supermercados são os grandes canais de distribuição representando em torno de 60% do mercado em 2001. Os motivos mais fortes que levaram os consumidores a preferir comprar nos cais de massa são conveniência e preço.
JAPÃO
No Japão na última década houve um incremento de mais de 200% na venda de produtos relacionados a animais de estimação devido ao aumento da população de animais e a importância da família (Pet Food and Pet Care Products in Japan - Euromonitor, 2003)
Entretanto as condições de mercado mudaram em 2002 a partir da estagnação econômica, da insegurança do emprego em geral e, principalmente, pela redução de população de animais domésticos. Segundo uma pesquisa anual realizada no Japão, pela Japan Pet Food Association , 2002 a população de animais domésticos caiu 5% desde seu pico observado em 2000.
Ao mesmo tempo, surgiram oportunidades no segmento de alimentos geriátricos e produtos saudáveis, pois a população de animais envelhece rapidamente. O mercado de gatos é muito forte e representativo, pois o animal está ligado a imagem de sorte e, portanto é tratado com melhores produtos. Ao mesmo tempo em que está havendo uma queda por cães e gatos, a procura por aves e animais exóticos, como papagaios e ferrets, cresceu muito. Estes, apesar de serem poucos convencionais já representam uma grande parcela dos animais de estimação e estão em terceiro lugar no ranking dos animais prediletos entre os japoneses.
A distribuição no Japão tem se dado através dos supermercados e home centros de compras, onde os consumidores encontram produtos para casa e jardim e também para animais de estimação. Essas lojas fazem propaganda em jornais locais, oferecem ambientes espaçosos, estacionamento e áreas onde as crianças podem brincar com os bichos.
Esse movimento de expansão dos centros comerciais tem obrigado as pequenas pet shops a fecharem suas portas ano a ano e abrirem novas lojas em bairros distantes das grandes lojas.
Como podemos observar nos relatos apresentados o mercado pet no Brasil e no mundo ainda está em expansão e sofre por transformações a cada dia, por isso para chegarmos a excelência profissional precisamos de muita criatividade, dinamismo e estar atento a todos os sinais de evolução de nossos clientes (internos e externos).
CONSULTORIA PALMA
Eraldo Palma - Celular: (11) 9885-0210
Elizabeth Palma - Celular: (11) 9625-5170
Marco Antonio da Rocha - Celular: (11) 8112-2957
Rua José Albano, 70 Pirituba - São Paulo / SP
Fone: (11) 39721941 / Site:
www.palma.com.br
E-mail:
palmapet@pop.com.br
voltar...