O mercado pet coloca em cena novos modelos de lojas, cada vez mais diferenciadas e com alto padrão de qualidade no atendimento
“MARKETING DE RELACIONAMENTO” .
Nesta visão é fundamental entender o comportamento de compra deste novo consumidor e como superar suas expectativas.
Assim sendo, pelo crescimento do mercado pet, as universidades começarão a ter interesse em explorar esta história, e, o que levou as pessoas à
“humanização dos animais de estimação” .
O primeiro trabalho neste sentido foi o MBA da Universidade de São Paulo (Faculdade de economia, administração e contabilidade FIA-SP) – MBA de varejo – turma 8 junho de 2003 – com o tema
“O Comportamento de compra dos consumidores de produtos para animais de estimação na grande São Paulo” .
Neste trabalho fomos agentes de informação e colaboração para entendimento deste novo perfil do consumidor, mostrando que as lojas passaram a ser muito mais um ponto de encontro e lazer e como conseqüência de um bom relacionamento a comercialização dos produtos.
Este trabalho foi fundamental através da aplicação de
600 questionários em
Pet Shop, supermercado e hipermercado de são Paulo.
O resultado deste trabalho foi tão interessante que resolvemos divulga-lo.
A preferência de compra dos consumidores é em Pet Shop 46%.
A maior consumidora é do sexo feminino 52%, mais de 83% possuem animais de estimação.
As lojas são visitadas para:
Compra presente: 12,5%
Adquiriu animal: 14,6%
Lazer, passeio: 12,5%
Apenas conhecer: 27,1%
Outros: 33,3%
As pessoas que mais freqüentam são entre 21 a 54 anos, casadas (51%) e que não possuem filhos (57%). Mora a 15 minutos da loja (46%) e possuem carro próprio (87%).
Consideram seu animal de estimação companheiro, amigo, e fiel, um membro da família (82%), costuma gastar de R$ 11,00 à R$ 50,00 (60%) cada vez que vão à loja.
Fazer compras é uma oportunidade de ver as novidades e é um programa prazeroso (59%).
Quando viajam deixam seu animal de estimação com amigos, parentes ou empregada.
As pesquisas indicaram que, cada vez mais, os animais de estimação são vistos como membros da família para os quais os donos estão dispostos a fazer sacrifícios e investimentos 53,6% gastariam o quanto fosse preciso com veterinário.
Isso tem levado, por vezes, a oferecer produtos e serviços diferenciados e exclusivos como psicólogos e massagistas para cães, refrigerantes, chicletes e chocolates. Apesar do fato de que este tipo de negócio ainda é incomum, o status humano dos animais fica fortemente evidenciado no aprimoramento da qualidade do alimento oferecido para os animais.
Muito do impulso de antropomorfizar o animal se origina nos desejos humanos de demonstrar amor por eles. O que se observou nos clientes entrevistados foi que esse desejo encontra expressado, via compras de forma a paparicar seus animais são projetadas no animal e o proprietário que recebe uma dupla recompensa: um sentimento de ter feito algo de bom para seu animal e a gratificação que vem decorrente de qualquer demonstração visível de satisfação.
Para atender a este novo perfil é necessário que ocorra o treinamento de pessoal qualificado aliado à finalidade por animais. Para criar essa conexão entre ambiente de loja e clientes, portanto estamos entrando na era do profissionalismo e para que isso ocorra é necessário que as lojas invistam em treinamento do pessoal tais como:
Gestão de Pet Shop
Atendimento ao Cliente
Noções Financeiras (controles, fluxo de caixa).
Marketing e Merchandising
O Negócio Banho e Tosa
Especialização em Banho e Tosa
Os interessados nos cursos em questão entre em contato com a Consultoria Palma, pois estaremos montando turmas por região.
CONSULTORIA PALMA
Eraldo Palma - Celular: (11) 9885-0210
Elizabeth Palma - Celular: (11) 9625-5170
Marco Antonio da Rocha - Celular: (11) 8112-2957
Rua José Albano, 70 Pirituba - São Paulo / SP
Fone: (11) 39721941 / Site:
www.palma.com.br
E-mail:
palmapet@pop.com.br
voltar...