Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Aluguel/Locação
   Enfer/Aux/Tec
   Estágio
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Limpeza/faxina
   Serviços Gerais
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Aluguel/Locação
   Enfer/Aux/Tec
   Estágio
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Limpeza/faxina
   Serviços Gerais
  
 Cursos
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 Dog/CatSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Dogue Alemão

É impossível se manter indiferente diante de um Dogue Alemão. Seu porte majestoso, que impressiona adultos e crianças deu-lhe o sugestivo nome de "Apolo dos Cães".

O temperamento do Dogue Alemão, apesar de todo seu tamanho, é extremamente equilibrado e não se mostra um cão agressivo. Adora crianças e convive muito bem com outros cães.

O Dogue Alemão tem uma noção muito forte de territorialidade. Ele considera "seu território" todo e qualquer lugar onde esteja seu dono, seja uma casa ou mesmo um carro. No entanto, ele só dá o alarme, latindo sem atacar, a não ser que haja uma reação mais agressiva por parte do intruso.

Essa mistura de cão de companhia e segurança fazem do Dogue Alemão um cão mais do que versátil.

ORIGEM

São considerados antepassados do atual Dogue Alemão os antigos "Bullenbeisser" assim como os "Hatz-und-Saur,den" (cães usados na caça ao javali), que se situavam entre os poderosos mastiff ingleses e um cão de guarda ágil e rápido. O termo "Dogge" foi aplicado, a princípio a todos os cães grandes e fortes, que não pertenciam, necessariamente a uma raça em particular. Mais tarde, foram uilizados nomes especiais, tais como "Ulmer Dogge", "Dogue Inglês", "Dinamarquês" definindo diferentes tipos de cães de acordo com a cor e tamanho.


No ano de 1878 foi formado, em Berlin, um comitê composto por sete membros entre criadores e juízes de cães, sob a presidência do Dr. Bodinus. Este Comitê tomou a decisão de classificar todas as variedades mencionadas anteriormente dentro do conceite de "Deutsche Doggen" (Dogue Alemão). Desta maneira, foi denominada a criação de uma raça independente. No ano de 1880, durante uma exposição realizada em Berlin, foi criado o primeiro Padrão para o Dogue Alemão. Desde então este padrão tem sido controlado pelo "Deutscher Doggen-Club 1888 e V" e alterado em alguma vezes através dos anos.A versão atual está em conformidade com os padrões da FCI (Federação Cinológica Internacional).

APARÊNCIA GERAL

A aparência nobre do Dogue Alemão é uma combinação de força, elegância e majestade, com um corpo bem formado, alto e forte. Possue uma constituição robusta aliada à nobreza e uma silueta bem proporcionada, assim como uma cabeça muito expressiva que impressiona o espectador como se admirasse uma nobre escultura. Por isso é considerado o Apolo entre todas as raças caninas.

Seu porte gigante exige algumas medidas, segundo o padrão oficial da raça. Os machos devem ter altura mínima de 80 cm de cernelha e as fêmeas, um mínimo de 72 cm (a cernelha é o ponto de encontro entre o pescoço e a linha superior). Pede-se que sejam o mais quadrado possível, principalmente os machos.

VARIEDADE DE CORES E CRIAÇÃO


O Dogue Alemão, devido às suas variedades, está dividido em três raças dentro de uma só. Isso porque, não é permitido o cruzamento entre as três variedades distintas que são:

Dogue Alemão Arlequim e Preto:
Arlequim - Chama-se Arlequim o cão que possui a cor de fundo em branco puro, de preferência em cada marca, manchas preto profundo, bem distribuídas sobre todo o corpo, estas manchas possuem formato irregular. As manchas acinzentadas ou amarronzadas são indesejáveis.
Preto (Preto de Arlequim) - Preto profundo. Manchas brancas são permitidas e ocorrem, geralmente, no peito e nos pés. Chama-se de mantado o cão que possui o manto todo negro no dorso, as laterais do focinho, o pescoço, peito, ventre, pernas e ponta da cauda brancas.

Dogue Alemão Dourado e Trigrado:
Dourado - Cor dourado claro até dourado escuro. É desejável uma máscara preta. Manchas brancas em qualquer local são indesejáveis.
Tigrado - Cor de fundo dourado claro até dourado amarelo, com listras pretas claramente definidas e de igual espessura, na direção das costelas. A máscara preta também é desejável bem como manchas brancas em qualquer localização não são permitidas.

Dogue Alemão Azul e Negro:
Azul - Cor Azul-Aço puro. Manchas brancas, pequenas, no peito e patas são permitidos.
Negro (Preto de Azul) - Preto profundo. Manchas brancas, pequenas, no peito e patas são permitidos.

Diferença entre o PRETO (Preto de Arlequim) e NEGRO (Preto de Azul) - As diferenças apresentadas entre estas duas cores baseiam-se somente no fato de que o Preto de origem Arlequim possui manchas brancas no corpo, bem como a variedade "mantada". Já no Preto de origem Azul as manchas brancas apresentadas são as menores possíveis e a variedade mantada não é obtida nesta criação.

Cruzamentos Permitidos e Resultados destes cruzamentos

Cores dos Pais
Arlequim x Arlequim
Arlequim x Preto
Preto x Preto

Dourado x Dourado
Dourado x Tigrado
Tigrado x Dourado

Azul x Azul
Azul x Negro
Negro x Negro
Cores dos Filhotes
Arlequim, Preto e Mantado
Arlequim, Preto e Mantado
Arlequim, Preto e Mantado

Dourado
Dourado e tigrado
Dourado e tigrado

Azul
Azul e negro
Azul e negro


CUIDADOS BÁSICOS E SAÚDE

Por ser um cão de grande porte, ele precisa de um bom espaço para se exercitar, principalmente quando filhote, pois seu crescimento é notado quase que diariamente. O piso onde o filhote vive deverá ser áspero para que o mesmo não tenha problemas de aprumos, acarretando deformações em sua estrutura óssea. Ademais, ele é um cão que não exigirá cuidados rígidos sendo muito resistente a doenças.


Seu pelo curto e liso não requer maiores cuidados. Basta um bom banho e uma escovação para que o cão mantenha-se sempre bonito.

Quando se optar pela operação de colchotomia (corte de orelhas), faça-a até o limite de 70 dias de vida de seu filhote mas lembre-se que é uma cirurgia puramente estética, não interferindo, de nenhuma maneira, em melhor audição ou menor incidência de otites

Para que se evite a "torção gástrica" (torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal), que é relativamente comum em algumas raças de cães de grande porte, deve-se oferecer alimentação adequada dividida em duas ou três vezes ao dia, bem como evitar que o animal beba grande quantidade de água, corra ou pule após a alimentação.

A expectativa de vida de uma dogue alemão é de cerca de 10 anos.

CURIOSIDADES

A raça ganhou fama através dos desenhos do Scooby Doo mas, as semelhanças entre o desenho e o animal ficam somente na aparência física. No temperamento, o Scooby Doo em nada lembra o "Apolo dos Cães". Segundo o criador do personagem, Iwao Takamoto, ele o fez exatamente como o oposto de um Dogue Alemão campeão. O personagem é medroso e assustado. O Dogue Alemão não. Ele sabe se impor quando necessário.



Os cães apresentados nesta páginas são de criação dos Canis

CANIL CÃES DE JURÉA
Azul e Negro



Prop. Denise Perim
Fone: (11) 6671.2213
São Paulo - SP

DRAGON CANHOTO'S KENNEL
Arlequim, Preto e Mantado



Prop.: Ademir e Maristela Canhoto
Fone (11) 4612.6302
Cotia - SP
e-mail: maristela@jmcsa.com.br

CANIL PER TOSCHI
Dourado e Tigrado



Prop.: Heleny Toschi
Fone (11) 492.3913
Cotia - SP
e-mail: pertoschi@uol.com.br